Vereadora Joana D’arc cobra sirenes de alarme e botões de pânico nas escolas municipais

3

A vereadora Professora Joana D’arc requisitou, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Prudente, informações sobre o projeto de instalação de sirenes de alarme e botões de pânico nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A participante do Legislativo Municipal questionou:

  • Se foi realizado e cotado um projeto para instalação desses sistemas e, se sim, que seja enviada uma cópia?
  • Qual o custo da instalação do sistema em toda a rede municipal e também a média por escola?
  • Se existe um plano de implementação do projeto, através de verba como Fundeb ou outras?

A parlamentar afirmou que existe a atual necessidade de se promover a segurança nas escolas e que a medida citada seria uma alternativa importante.

“O custo para implantação destas sirenes e botões de pânico nas mais de 60 escolas da rede municipal pode ser elevado, e talvez seja necessário um planejamento gradativo, para que sejam instalados esses sistemas em algumas escolas primeiramente e posteriormente em outras”, explicou.

Além disso, em outro requerimento aprovado no último dia 21, a vereadora pediu um estudo da instalação de dispositivos adequados para transformar a praça localizada na Rua Kazumi Obata, no Alto da Boa Vista, em uma “Praça Pedagógica”.

Para a solicitação, parlamentar levou em consideração “o desenvolvimento positivo que atividades pedagógicas trazem as crianças e o desenvolvimento da educação como um todo na cidade”.

“Os moradores e a entidade Lúmen et Fides já realizam a manutenção espontânea da praça, após a instalação dos itens pedagógicos na praça, eles se propõem a manter a manutenção”, declarou.